06 junho, 2011

Pequenas atitudes podem turbinar os efeitos da sua dieta

Conheça os hábitos que ajudam no processo de emagrecimento  
Por Minha Vida
 

Você segue a dieta, mas fica desesperada na frente do espelho com aquela calça que queria tanto usar e ainda não serve? Calma, os resultados não surgem de um dia para outro. Mas é possível dar uma ajudinha para o corpo, adotando pequenos hábitos que facilitam a digestão e farão a boa forma não ser algo tão distante.

Mudança de hábito
Comece o dia comendo frutas. Nada de pular o café da manhã, achando que assim vai emagrecer. O efeito é o contrário, seu corpo passa a economizar energia e armazenar gordura. Então, aproveite que as frutas são ricas em vitaminas, minerais, água e fibras.

Comer de três em três horas tem sido o recomendado por nutricionistas. Um pequeno lanche entre as refeições mantém o metabolismo acelerado. Nesse quesito podem ser incluídos na dieta biscoito integral, iogurtes com baixo teor de gordura, barras de cereais, iogurtes desnatados (com baixo teor de gordura), e até mesmo mais frutas. São alimentos que não vão comprometer a dieta e darão sensação de saciedade.
Beba muita água. O recomendado por dia são 8 copos, o que equivale a dois litros. No verão, é necessário tomar mais que isso para manter o corpo hidratado. Quem pratica atividade física também tem que aumentar a dose. O corpo precisa de água para uma série de funções importantes: eliminar as substâncias tóxicas do organismo através da urina, evitar uma alta concentração de sais, manter o volume sanguíneo, e repor o líquido perdido através do suor e urina. Quanto mais alimentos ricos em água ingerir, menos copos precisará beber.

Quando você vai a um restaurante, muitas vezes eles começam a servir as refeições pela salada. Devorá-las primeiro é um bom hábito, seja no almoço ou no jantar pois, de acordo com os nutricionista, verduras e legumes têm poucas calorias, são ricas em fibras, água e são o segredo para aumentar a saciedade, diminuindo assim a quantidade de alimentos que serão ingeridos depois.

Autodidatismo na dieta
Um truque que não causa tanto impacto aparente na dieta, mas traz bons resultados é reduzir apenas 100 calorias por dia na sua alimentação. Parece pouco, mas pode levar a uma redução de 5 quilos por ano, levando-se em conta que o ganho de peso é gradativo. A atitude também ajuda a manter o peso já conquistado, no caso de quem atingiu o resultado que queria.

Mesmo com uma dieta passada por nutricionista, às vezes sua necessidade de vitaminas pode não ser totalmente preenchida. Vale tomar um multivitamínico uma vez por dia. As vitaminas previnem doenças como osteoporose, câncer e cardiovasculares. No entanto, cuidado para evitar excessos.


Mexa-se e acelere o emagrecimento
Faça exercícios, sempre. Se você não tem dinheiro para frequentar uma academia, improvise com uma boa caminhada ou corrida. Caso more perto do trabalho, da faculdade ou da escola, saia de casa um pouco mais cedo e vá a pé. Com uma boa música e o pensamento em coisas boas, você nem percebe que está andando.

Antes de se exercitar, consuma carboidratos. Malhar em jejum faz o corpo gastar os músculos, já que, se não há açúcar disponível, o organismo utilizará proteína muscular para obter energia, o que compromete o resultado que se espera. Uma hora antes da atividade, coma um alimento rico em carboidratos como pão, biscoitos e frutas.

Depois do exercício, é hora de repor a glicose gasta e oferecer proteínas ao organismo utilizar nos músculos. Consuma carboidratos e proteínas. Pão, batata, macarrão, arroz, legumes, frutas são alimentos ricos em carboidratos. Já, as proteínas podem ser encontradas no leite e seus derivados, nas carnes e leguminosas (feijão, grão de bico e soja, por exemplo).

 

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