25 março, 2012

Com pensamento positivo e disciplina estarei magra em seis semanas

Oi gente!!

Havia comprado a revista Women's Health de fevereiro. Dei algumas folheadas e guardei. Passaram os dias, comecei a organizar minhas coisas. Quando vi ele guardadinho, peguei e voltei a folhear. E vi a matéria Regime no divã. Pense e emagreça. São seis semanas seguindo estratégias de aceitação e compromisso. Resolvi, então, colocar em prática as dicas e tarefas, a fim de eliminar as graminhas extras.

Primeira Semana - Preparando o terreno
  • Refletir sobre situações do dia a dia que muitas vezes passam despercebidas, mas dificultam o processo de emagrecimento saudável;
  • Abasteça sempre sua geladeira com frutas, legumes e verduras fresqueinhos. Livra-se de tudo que atrapalha sua dieta: bolachas recheadas, refrigerantes, bolo, chocolate, balas, massas congeladas...;
  • Faça de sua refeição um ritual. Crie um hábido de pôr a mesa e criar um ambiente agradável para você e sua família;
  • Se bater ansiedade, coma uma fruta, barra de cereal, ou cenoura cortada em palito. Mastigue bem devagar, prestando atenção no que está fazendo;
  • No final do dia faça o checklist de seu regime. Se você conseguiu, comemore dançando uma música bem animada! Se não, não desista. Diga a você mesma: "Amanhã serei mais disciplinada".
Tarefa: iniciar a dieta prescrita por seu médico ou nutricionista; diblar pensamentos derrotistas; aprender a fazer da refeição um ritual tranquilo e prazeiroso.

Comecei esse desafio dia 12 de março. E durante a primeira semana, antes de fazer minhas refeições, pensava nas dificuldades que atrapalha minha dieta. Muitas vezes, o que atrapalha é a ansiedade e o desejo de ter resultado imediato. A gente começa uma dieta, e já no primeiro dia, já pisa na balança pensando que emagreceu muito.
Durante essa semana, acompanhei o cardápio que meu nutricionista sugeriu. Bebo muita água e anoto os horários para não exagerar na alimentação. Estou incluindo frutas e faço pausas no trabalho, para alongar o corpo. Digamos que realizei aproximadamente 70% das tarefas.

Segunda Semana - Comprometimento e organização
  • Com canetas coloridas e pequenos retângulos de cartolina, escreva mensagens positivas como: "Por que quero emagrecer", "O que eu vou poder fazer quando tiver recuperado minha boa forma". Sempre que bater ansiedade ou desanimo releia as fichas;
  • Compre alimentos frescos e saudáveis. Fuja das guloseimas;
  • Risque a palavra fast food no seu dicionário;
  • No shopping, procure um restaurante com cardápio variado e peça um prato bonito e saudável. Nada de comer batata frita ou o resto de comida do prato do seu filho;
  • Domingo tem pizza? Prefira sabores lights.
Tarefa: Colocar em prática técnicas, estratégias e recusos que auxiliam a conquista de sua meta.

Na segunda semana, resolvi colocar uma garrafa de 2 litros com água em minha sala. Fiz isso para ter certeza que estou bebendo 2 litros. Embora não fiz os cartãozinhos, sempre penso em coisas positivas, para não desanimar. Por exemplo: "Eu quero emagrecer, para ter mais saúde", "Eu sou bonita, maravilhosa e poderosa. Eu vou conseguir o que eu quero"! "Quero vestir o sobretudo lindfui o e maravilhoso".
Ontem, sábado, à farmácia e pesei. Estou com 64,8Kg fiquei muito feliz da vida! Até comi alguns bombons sem culpa nenhuma.

Terceira Semana - A importância da persistência
  • Corte os maus pensamentos: "eu não vou conseguir", "Comi 4 pedaços de pizzas, arruinei minha dieta". Se exagerou no almoço, coma menos no jantar.
  • Se teve um dia difícil, chame alguém para passear ou ligue para alguém querido e desabafe;
  • Quando for a um almoço ou um churrasco, comece sempre pela salada e prefira carnes magras. Faça um prato pequeno e coma devagar.
  • Em festas infantis, rejeite frituras e refrigerentes. na hora dos parabéns, pode comer 1 pedaço de bolo e 3 brigadeiros sem culpa.
  • No período pré-menstrual ou quando sob stress, a tendência é descontar na comida. Se estiver diante de um prato delicioso, controle a avidez e coma calmamente. Enquanto mastiga, vá tentando decifrar os temperos e sabores de cada ingrediente. Também se sentirá satisfeita e conseguirá resistir a tentação de repetir o prato.
  • Mantenha distância a alimentos gordurosos ou doces, pois eles despertam o desejo de "quero mais".
Tarefa: tentar compreender melhor questões ligadas à compulsão alimentar e como retornar à dieta caso tenha saído por algum motivo.

Amanhã, começo minha terceira semana. Espero que eu consiga superar e cumprir essas tarefas. Sobre ligar para alguém, prefiro contar tudo no blog, É mais fácil e assim muitas pessoas poderão me ajudar. E espero que eu também esteja ajudando vocês através de minhas postagens! Fico muito feliz, quando eu posso ajudar! Pensei muitas vezes em desistir, pois a gente faz tanta coisa e não vê nenhum resultado. Então respiro fundo e chego a conclução que tudo tem seu tempo. Fazendo as coisas bem devagar, com calma, treinando a respiração, fazendo corretamente a reeducação alimentar e atividades físicas, a gente terá um corpo magro e firme.

Fonte:

Women's Heath, Regime no divã, Ed. 40, páginas 50 a 54, Abril, 2012.

2 comentários:

  1. oi ju.. imagina, não precisa agradecer os coments, é um prazer sempre passar por aki, da mesma forma, agradeço qdo vc passa por lá... amiguinha, tenho certeza que com muita disciplina, vc irá sim ficar mais magra.
    beijo

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  2. Vale a pena fechar a boca por umas semanas, esse tempo passa tão rápido e os resultados são tão bons... Boa sorte! Também vou me disciplinar.

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